Com O cardápio estreando em setembro e atraindo espectadores em todo o mundo, fica claro que a fome por filmes ambientados em restaurantes não diminuiu. Além de oferecer ao público uma visão de um mundo do qual eles veem apenas um lado, um bom filme de restaurante pode afetar o público de várias maneiras.
Pode ter espectadores na ponta de seus assentos, estremecendo com a luta desesperada do protagonista para ter sucesso, ou, inversamente, pode deixar o público faminto além de seus sonhos mais loucos. Seja qual for o efeito, esses filmes, de acordo com as pontuações do IMDb, são algumas fatias de cinema realmente deliciosas.
Com Helen Mirren, A jornada de cem pés conta a história dos Kadams, uma família indiana que deixa seu país natal para a França, onde abre um restaurante em frente ao estabelecimento com estrela Michelin de Madame Mallory.
Um conto delicioso da batalha de uma família contra probabilidades intransponíveis, A jornada de cem pés é um caso leve que certamente fará o estômago roncar. Helen Mirren tem uma ótima atuação como Madame Mallory, e sua rivalidade com a família Kadam torna a exibição muito divertida. Também atua como um conto de tolerância e aceitação, com a família indiana em conflito com os ideais franceses.
9 Grande Noite (1996) – 7.3
Co-dirigido por Stanley Tucci, Grande noite é uma história deliciosa sobre o significado da comida em nossas vidas. A trama segue dois irmãos ítalo-americanos administrando um restaurante juntos, que não podem competir com seus rivais. Em uma última tentativa de salvar seu restaurante, eles planejam uma noite de comida incrível.
Conhecida por sua receita Timpano, famosamente recriada por YouTuber brincando com Babish, Grande noite é uma imagem bem encenada e lindamente escrita. Stanley Tucci e Tony Shalhoub têm um relacionamento maravilhoso, e cada momento que eles compartilham na tela é muito divertido. Além do mais, os jogadores de apoio são igualmente divertidos. Grande noite é um filme muito pouco visto que merece um público mais amplo.
8 Cozinheiro (2014) – 7,3
Um projeto óbvio de paixão do escritor e diretor Jon Favreau, mais conhecido como o cérebro do MCU, Chefe de cozinha conta a história de um chefe de cozinha que compra um food truck depois de deixar o emprego, na esperança de recuperar sua liberdade criativa e perseguir seus sonhos.
Embora não seja a ação usual que o público espera de Favreau, Chefe de cozinha tem o que falta em muitos desses filmes, que é uma personalidade distinta. É um filme bem ritmado, muito engraçado, mas sem medo de batidas mais dramáticas. É um filme sobre comida e como nós, como pessoas, nos conectamos através da comida que comemos. Para quem quer algo diferente do Favreau.
7 Jantar às oito (1933) – 7,5
Jantar às oito é uma adaptação da aclamada peça, que segue os ricos Millicent e Oliver, enquanto eles dão um jantar extravagante para uma coleção de abastados, todos os quais guardam muitos segredos.
Dirigido pelo magistral George Cukor, Jantar às oito é uma exibição gloriosa de atores em sua forma mais teatral. São 110 minutos de escândalo lascivo e cabeçadas, com poder de estrela suficiente para manter as luzes acesas. Para aqueles que apreciam filmes antigos, ou aqueles que estudam o ofício de fazer filmes, isso certamente será satisfatório.
6 O cozinheiro, o ladrão, sua esposa e seu amante (1989) – 7,5
Dirigido por Peter Greenaway, que certamente poderia ser descrito como um “gosto adquirido”, O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Esposa e Seu Amante é uma tragédia jacobina da melhor ordem. A história se passa em um período de sete dias e segue seus personagens titulares enquanto eles interagem e se degradam.
Falar demais sobre o enredo seria estragar as surpresas que esta imagem tem a oferecer, mas merece os mais generosos elogios. É um filme visualmente impressionante (trajes de Jean-Paul Gaultier) e a atuação, particularmente de Helen Mirren e Michael Gambon, é simplesmente extraordinária. Como se isso não bastasse, o roteiro é fantástico, e o filme absolutamente arrasa em sua cena final.
5 Ponto de Ebulição (2022) – 7,5
Um drama aclamado conhecido por ser filmado em uma tomada de 90 minutos, Ponto de ebulição ocupa um lugar como um dos filmes mais estressantes de 2022. A história segue um dia na vida de um chefe de cozinha e as lutas de gerenciar sua equipe no dia mais movimentado do ano.
Liderado por uma performance crua e sem filtros de Stephen Graham, um dos melhores atores da Grã-Bretanha, Ponto de ebulição é um drama perfeito de um distrito. É absolutamente implacável em seu ritmo, raramente permitindo que o público respire; os espectadores, sem dúvida, vão querer descansar depois que o filme acabar. É um verdadeiro feito de cinema e tem que ser visto para crer.
4 Meu Jantar com André (1981) – 7.7
Dirigido por uma lenda da New Wave francesa, Louis Malle, Meu jantar com André é um retrato fascinante de dois homens e suas diferentes perspectivas. A trama, se é que se pode chamar assim, é uma longa conversa entre dois homens (Wally e André), um conta histórias e o outro percebe suas diferenças.
Sem enredo no verdadeiro sentido da palavra, Meu jantar com André pode parecer um relógio chato para aqueles mais acostumados a imagens narrativas baseadas em enredos. Pelo contrário, este filme é emocionante. É uma alegria ouvir essas duas pessoas, ambas tocadas com tanta naturalidade, e ouvir como elas diferem. Não é chamativo, nem é particularmente alto. É simples e maravilhosamente eficaz.
3 O charme discreto da burguesia (1972) – 7,8
Da mente de Luis Buñuel, o mestre do cinema surreal, O charme discreto da burguesia segue um grupo de amigos que continuam tentando jantar juntos, mas são constantemente interrompidos por uma série de ocorrências cada vez mais absurdas.
Conhecido até por quem não viu, O charme discreto da burguesia é uma sátira sombriamente cômica da classe alta e seus costumes. Também é absolutamente bizarro. O movimento de Bunuel do real para o absurdo é tão perfeito que é difícil não ficar parado com o caos que se desenrola na tela. Os fãs deste filme também devem conferir seus outros trabalhos.
2 Tampopo (1985) – 7,9
Um filme japonês sobre macarrão ramen, Tampopo conta a história de um caminhoneiro que se depara com uma pequena loja de macarrão e decide ajudar seus negócios. O filme também inclui uma série de vinhetas sobre as semelhanças entre amor e comida.
Um filme leve e lúdico sobre a magia da comida, Tampopo certamente terá o público desejando ter uma tigela de ramen. É também sobre amor e como a comida caseira pode espalhar alegria pelo mundo, e essa é uma bela mensagem.
1 Ratatouille (2007) – 8,1
Um dos melhores filmes da Pixar, Ratatouille é um filme de afirmação da vida. Segue Remy, um rato com ambições de cozinhar, quando ele acaba em Paris. Com a ajuda de um jovem chef desajeitado, ele trabalha secretamente em uma cozinha sofisticada.
Um filme divertido sobre como os sonhos são sempre alcançáveis, Ratatouille tem muito mais a oferecer do que apenas entretenimento superficial. É sobre união, amor, preconceito e muito mais. Qualquer cena envolvendo culinária é um deleite absoluto, com a animação expressiva e a comida farta, que parece boa o suficiente para comer.